25.8.08

Pedaço de Cuba na Cuia.



Muitos ataques da mídia internacional e pouco conhecimento de causa fazem de Cuba a ilha caribenha mais conhecida mundialmente. Um pouco da realidade Cubana é disseminado pelos por meios de comunicação alternativos e por eventos realizados pelos que realmente conhecem a dificuldade que é lutar pela libertação do jugo imperialista que assola a maioria dos países subdesenvolvidos.
Vários guerreiros contribuíram com essa luta em seu país, e souberam exercer o universalismo da luta de classe participando de processos insurgentes em outros países.
Com o intuito de homenageá-los, hoje 25/08, às 19h no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT, será aberto o seminário “Cuba: Vitalidade e Internacionalismo”.
Este acontecerá durante toda a semana (até o dia 29/08) no mesmo local e horário.
Sua articulação partiu da professora Terezinha Arruda - tradutora do Granma Internacional, jornal oficial cubano, e tem o apoio da ADUFMAT, MACP, SINDJOR, DCE e outras entidades.
O evento contará com três exposições: “Cuba, Natureza e Cultura”; “Desagravo ao Comandante Che”; “Líderes Revolucionários Africanos”; que serão compostos por fotos, cartazes, vídeos.
Para os que querem se informar, esse será um espaço vital.

22.8.08

MRS nas paralisações dos Correios e do IBGE



Os trabalhadores do IBGE-MT e militantes do MRS ajudaram a impulsionar junto com o Núcleo Sindical do ASSIBGE-MT a paralisação dos servidores de Cuiabá.
Eles ajudaram na construção da assembléia dos trabalhadores do dia 16/06/08 que teve ampla participação, onde foi decidido por unanimidade a adesão dos trabalhadores do IBGE de Cuiabá ao chamado nacional de um dia de luta pela campanha salarial 2008. Quanto aos Correios, em Mato Grosso o movimento grevista durou 14 dias, visto que, por uma falha jurídica da direção do sindicato, a mobilização só foi possível após uma semana do início da greve nacional. A reivindicação era, basicamente, o cumprimento do termo de compromisso assinado pelo Presidente da Empresa, Sr. Carlos H. Custódio, Ministro das Comunicações, Sr. Hélio Costa, sendo testemunha o Senador Paulo Paim (PT) e com o aval do Presidente LULA. Após muitas discussões, autoritarismo e táticas de negociação lamentáveis praticadas por parte da empresa, ao final dos 21 dias de movimento grevista, a categoria, que sempre se manteve forte, foi recompensada com parte de suas reivindicações atendidas. Com isso o MRS mostra que está ao lado dos trabalhadores, com seu núcleo sindical cada vez mais forte.

Blog do MRS



Sem dúvidas o blog do MRS é um dos mais completos informativos da esquerda atual, retratando sempre os fatos mais recentes da luta dos trabalhadores e da juventude em âmbito nacional e internacional. Em toda a nossa trajetória, informamos os nossos camaradas das lutas diárias da juventude de Cuiabá em defesa do Passe Livre, onde o núcleo secundarista do MRS teve um papel fundamental nas mobilizações.
As lutas dos nossos companheiros universitários em defesa da Universidade Pública, também tiveram espaço garantido. Informamos também sobre a luta dos movimentos sociais, estudantil e sindical, da qual também participamos, na construção do Plebiscito Popular pela Reestatização da Vale do Rio Doce. Divulgamos as lutas dos trabalhadores rurais sem-terra na luta por justiça social no campo e pela tão almejada Reforma Agrária. Os ataques do Governo Lula ao povo trabalhador brasileiro não passaram em branco em nosso blog, mostrando de fato, nossa independência política em defesa dos direitos de todos.
Além disso, temos uma videoteca com diversos títulos disponíveis para compra dos interessados, pois acreditamos que o acesso à informação deve ser feito da forma mais ampla possível, e que essa informação deve ser de preferência a menos ilusória.
No blog publicamos também, diversos artigos dos nossos companheiros de estrada, que têm sempre as portas abertas para divulgar as suas idéias.
Convidamos a todos a acompanharem a lutas dos trabalhadores e da juventude nas páginas de nosso blog.

Visite: www.mrs-socialismo.blogspot.com
E-mail: mrs.socialismo@gmail.com

1ª Plenária do MRS




Em maio, aconteceu a 1º plenária do MRS com o objetivo de fortalecer a organização do movimento, discutir táticas para as próximas frentes de luta e começar o processo de construção do 2º encontro que está previsto para o final do ano e tem a importante função de organizar o movimento com o Rio, SP e SC, fazer balanço das lutas que aconteceram a partir do último encontro e formular e referendar as políticas do movimento. Na plenária tiveram os informes nacionais do Rio de Janeiro e Santa Catarina, cidades onde o MRS está se organizando com outros militantes.
Com a proposta de fortalecer nossas políticas no movimento estudantil e aprofundar a construção do núcleo sindical, discutindo a INTERSINDICAL e na construção da ASS (Alternativa Sindical Socialista).

1º de maio com os trabalhadores MRS e INTERSINDICAL!





Em Cuiabá, o 1º de maio foi lembrado com a XX Romaria dos trabalhadores, o único ato de massa que aconteceu na capital. Apesar de saber o que significa a romaria, o MRS participou deste ato com o objetivo de dialogar com os trabalhadores presentes sobre a necessidade de se organizar para enfrentar os ataques do capital e do governo federal como as reformas neoliberais, transposição do rio São Francisco e a política do bio-combustivel que aumenta o preço dos alimentos. Formamos um bloco vermelho com nossos companheiros do movimento estudantil e suas entidades como o CACIS e o DCE-UFMT e nossos companheiros do movimento sindical, apresentando aos trabalhadores de Cuiabá a INTERSINDICAL como o instrumento de luta e organização da classe trabalhadora.

II Encontro da Intersindical, MRS presente!




Dias 12 e 13 de abril em São Paulo, aconteceu o II Encontro Nacional da Intersindical, e o MRS esteve lá, baseado em sua resolução política de acompanhar a Inter e te-la como referência no movimento sindical, com isso levamos uma delegação, sendo a única de Mato Grosso presente. O objetivo do encontro era a organização e o aprofundamento da construção da Intersindical como um instrumento de aglutinação do movimento sindical combativo, e reafirma-la como a melhor tática para enfrentar a pelegada sindical, organizar a luta e avançar nas conquistas dos trabalhadores pelos trabalhadores.
O encontro consolidou as políticas da Inter e mostrou que ela deve continuar se organizando e atuando nas lutas contras as reformas neoliberais e pelo direito dos trabalhadores, demonstrando que não é necessário ter um rótulo de “central” sindical para fazer greves e lutas.

Iº Encontro do MRS




Realizado nos dias 06 e 07 de outubro de 2007, este encontro reuniu grande parte dos militantes do MRS, estudantes e trabalhadores; iniciando os trabalhos ao som da Internacional Comunista, com pautas em assuntos como movimentos estudantis e sociais, as reformas neoliberais do governo Lula, pós-modernismo, processo revolucionário na América Latina e uma mesa dedicada aos 90 anos da Revolução Russa e as perspectivas de socialismo na atualidade. No final do encontro, em momento de avaliação, todos estavam mais animados para continuar as suas lutas, e firmaram esse compromisso junto aos demais camaradas.
Dessa forma o MRS se solidificou como uma organização politica com possibilidades de vitórias e conquistas neste periodo de crise no campo de esquerda,fortaleçendo a luta rumo ao socialismo.

MRS na Marcha contra as reformas neoliberais do governo Lula.



O governo Federal vem implementando desde o começo de seu mandato uma série de reformas neoliberais como as da previdência, universitária, trabalhista, entre outras. Elas têm com principal intuito retirar direitos primordiais aos trabalhadores e estudantes.
Em uma tentativa de barrá-las, vários setores de oposição a essa política de reformas anti-trabalhistas, se mobilizaram e chamaram um ato unificado no dia 24 de outubro a qual o MRS esteve presente, nas marchas, plenárias e debates em Brasília.

Pela educação pública, MRS presente na Jornada Nacional em Defesa da Educação Pública.




O MRS esteve junto às entidades estudantis que lutam e defendem uma melhoria na educação pública no país, explicando e repudiando propostas como o REUNI, que nada mais é que a iniciativa de acabar de vez com as universidades públicas, com isso liquidando novas possibilidades de estudo para os jovens brasileiros.
Mobilizando o DCE da UFMT e construindo um ato juntamente com os sindicatos de técnicos e professores para marcar a participação de MT na jornada nacional.

MRS no Plebiscito Popular da Vale.



Superando a meta inicial de 1000 votos, o MRS superou suas expectativas contabilizando 1361, sendo a 2ª organização com maior número de votos, isso graças à mobilização de militantes que levaram a discussão, divulgação e panfletagem do plebiscito às escolas e bairros da capital, mais uma vez debatendo com os jovens e trabalhadores a importância não só da Companhia Vale do Rio Doce, mas também discutir sobre os problemas das privatizações como arma do neoliberalismo. Com isso, o MRS fortalece o movimento estudantil e reforça que A Vale é Nossa!

MRS na construção da Frente de Luta contra a Reforma Universitária.


Esta frente é uma frente nacional que vem aglutinando inúmeros CA’s, DCE’s e Executivas de curso em diversas universidades brasileiras e tem como intuito unificar os lutadores do movimento estudantil contra essa reforma privatizante do governo Lula, assim como aos demais ataques a universidade pública.
Estando na UNE ou não o objetivo da frente é aglutinar amplas as forças para a luta e reorganização do movimento estudantil que combate as politicas neoliberais de lula na educação pública.

MRS na luta pelo passe-livre.





Uma das maiores mobilizações em que o MRS esteve presente, aconteceu debaixo de chuva e com mais de 2 mil estudantes nas ruas cantando palavras de ordem e erguendo faixas em defesa do Passe Livre. A Passeata seguiu até a Câmara de Vereadores, onde foram lidos os nomes dos vereadores que traíram os estudantes e os vereadores que votaram contra a restrição somaram-se à marcha. Depois os estudantes se dirigiram para a Prefeitura, onde fizeram uma lavagem simbólica da fachada do Palácio Alencastro, tendo como objetivo demonstrar o jogo sujo do prefeito Wilson Santos.

“Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu?! Aqui está presente o movimento estudantil!”

Vereadores de Cuiabá anunciaram a decisão do juiz Roberto Seror, que anulou a sessão onde a Câmara de Vereadores aprovou a restrição do Passe Livre na cidade. A liminar foi impetrada pelos vereadores que votaram contra a restrição, e alegava que a matéria não era de conhecimento de todos os vereadores, pois não tiveram acesso anteriormente, além de ser colocada em caráter de urgência, quando o horário da sessão já tinha ultrapassado.
A restrição do Passe Livre foi orquestrada pelo Prefeito Wilson Santos e sua base aliada que armaram um verdadeiro "teatrinho", nos últimos dias. Mas não esperavam que os estudantes, através da onda de manifestações, que tomaram as ruas de Cuiabá, deixassem bem claro que a insatisfação é geral.
Com certeza essa liminar é fruto da pressão nas ruas e vitória do Movimento Estudantil.

Para esclarecer e popularizar diversas temáticas o MRS promove vídeos-debate com a população.





“A Revolução Não Será Televisionada”- debate sobre o golpe midiático sofrido pelo governo venezuelano em 2002, além disso debate sobre o papel da mídia na manipulação da sociedade.

“Muito Além do Cidadão Kane”- debate sobre o nascimento da Rede Globo e discussão sobre as concessões às TV’s e rádios do país.

“A Vale É Nossa!”- debate com a população sobre o destino da segunda maior mineradora do mundo e questões como as Dívidas Externa e Internas, Reforma da Previdência e as privatizações do setor energético.

MRS contra a privatização da Sanecap!





Na luta contra a privatização da SANECAP (empresa pública de saneamento e distribuição de água em Cuiabá) o MRS se organizou no Fórum de Luta contra a privatização da Sanecap, participando e pressionando nas manifestações e mobilizações junto à sociedade cuiabana, contra o prefeito psdbebista Wilson Santos, para isso o MRS, junto ao movimento estudantil e popular organizou uma campanha muito bem discutida, chamada: “Água não é privada! Diga não a privatização da Sanecap”.
Foram confeccionadas e vendidas mais de 100 camisetas nas manifestações. A mobilização foi tanta que as camisetas chamaram atenção até da mídia cuiabana, com isso o MRS mais uma vez, junto ao povo ajudou nessa importante vitória: barramos a privatização!

MRS



Em meio à tempestade da desilusão petista muitos companheiros abandonaram a luta, outros se adaptaram ao novo petismo de ser, porém há quem ouse continuar lutando.
Nesse cenário, surge em Cuiabá um grupo de jovens com toda força e disposição para lutar por uma sociedade socialista. Porém, não viam nos partidos de esquerda que aí estão um instrumento para depositar suas expectativas.
Assim surge o MRS (Movimento Rumo ao Socialismo), que não tem como objetivo se transformar em um partido ou se auto-proclamar representante dos trabalhadores, mas aglutinar forças nesse momento de crise em que passa a esquerda e ajudar, dentro de nossas possibilidades, o avanço na luta dos trabalhadores.
E nesses poucos anos de luta, já obtivemos importantes vitórias somadas em diversos setores, sendo eles estudantis, sociais e sindicais, pois acreditamos que “a classe só é classe quando unida!”. Por tudo isso o MRS se identifica como uma organização marxista-leninista.

VIVA O SOCIALISMO!
VIVA O MARXISMO-LENINISMO!
VIVA O MRS!

18.8.08

MRS

A atuação do blog do MRS deve estar incomodando alguns interesses. Fomos atacados e hackeados e as mais de 200 matérias que retratavam a militância da organização desapareceram. Mas continuamos na luta e estamos em recontrução, e como Fênix este blog resurgirá das cinzas e com muito mais força.

Saudações socialistas do MRS.