1.1.09

50 ANOS da REVOLUÇÃO CUBANA!!!























Hoje, dia 01/01/2009, Cuba comemora os 50 anos de uma Revolução popular e que mudou os rumos desta, até então, quase desconhecida ilha caribenha, além de derrubar uma ditadura apoiada e financiada pelo governo norte-americano, que massacrava o povo cubano com corrupção, altos impostos e precariedade nos serviços básicos.

Aí vai uma cronologia resumida da Revolução Cubana:
1953- Ataque ao Quartel Moncada, no dia 26 de Julho. Fidel e um pequeno grupo de combatentes são derrotados na tentativa de tomar o quartel, para conseguir armamentos e chamar atenção da população para o movimento revolucionário.
No dia 16 de outubro, o jovem advogado Fidel Castro se apresenta como seu próprio defensor no julgamento e profere a célebre frase: "Condenai-me, não importa. A História me absolverá". Foi condenado há 15 anos de prisão.

1955- Em 19 de maio Fidel é solto junto com outros companheiros, por uma anistia-geral de Fulgêncio Batista, ditador cubano, e vai para o México, onde conhece "Che" e Camilo Cienfuegos, que seriam decisivos na guerrilha. É fundado o "Movimiento 26 de Julio", em alusão ao ataque em 1953, que havia dispertado a população de que era possível mudar.

01/01/1959 - Fulgêncio Batista renuncia e foge de Cuba para a República Dominicana.

05/07/1960- O governo anunciou que todas as empresas americanas em Cuba seriam nacionalizadas sem indenização, depois que os EUA reduziram a cota de importação de açúcar em 700 mil toneladas.

17/04/1961- Invasão à Baía dos Porcos. Um exército contra-revolucionário, a Brigada 2506, financiado pelo governo yankee, invadiu a ilha para derrubar o novo governo. A força, com cerca de 1.400 mil homens, desembarcou na Baía dos Porcos, com apoio de forças aéreas e navais dos EUA. Fidel liderou ele próprio a operação para repelir a invasão. Dois dias depois o conflito acaba, com 104 mortos e 1189 presos.

04/09/1961- Os EUA aprovaram uma lei autorizando o presidente Kennedy a impor um "embargo comercial total" contra Cuba. A Lei de Ajuda Externa proibiu qualquer auxílio à ilha. Um embargo parcial já havia sido imposto em 1960, mas excluía alimentos e remédios.

1962- Crise dos Mísseis
22/10/1962- O governo cubano, para se prevenir contra novas tentativas de invasão de contra-revolucionários e do próprio governo norte-americanom, estreita relações com a URSS, que, em troca da proteção, instalou mísseis nucleares na ilha. Após a descoberta de mísseis soviéticos em Cuba, o presidente Kennedy fez um pronunciamento na TV declarando um bloqueio naval contra Cuba e ameaçando intervir militarmente contra o país.

28/10/1962- Nikita Khrushchev concordou em desmobilizar todos os mísseis russos colocados em Cuba, após acordo com o governo dos EUA, que previa, dentre outras medidas, que os EUA não invadiriam Cuba.

1975- Envio de tropas cubanas para Angola. As tropas apóiam o Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), que vinha lutando pela independência em relação a Portugal desde 1961. As forças cubanas se confrontariam com as tropas da África do Sul, que apóiavam as forças da Unita, apoiada pelos EUA.

1976- Forças sul-africanas retiram-se de Angola, o que foi uma vitória da presença militar cubana no país. O MPLA chega ao poder e Angola se torna socialista.

1976- Um projeto de constituição é apresentado em referendo nacional no dia 15 de fevereiro deste ano, e trazia mudanças como a realização de eleições para a Assembléia Nacional (Parlamento), que elegeria o Presidente do Conselho de Estado, do Conselho de Ministros e o Comandante-em-chefe do Exército Rebelde.

25/10/1983- Forças invasoras americanas entraram em choque com soldados cubanos em Granada. Uma coalizão dos EUA e forças regionais entrou em Granada depois de uma luta de poder na ilha que se seguiu ao assassinato do primeiro-ministro Maurice Bishop. Bishop desenvolvera laços estreitos com Cuba desde que chegara ao poder na revolução de Granada, em 1979.

17/09/1989- Os últimos soldados cubanos que estavam na Etiópia desde 1977, como parte da Guerra de Ogaden, deixam o país. Cerca de 15 mil soldados cubanos tomaram parte inicialmente no conflito. Cuba apoiou os etíopes contra a Somália. Cerca de 400 cubanos morreram durante o conflito, que durou até 1978.

1991- Com o fim da União Soviética, Cuba permanece como um dos poucos países socialistas do mundo. Os EUA mantém o embargo à Cuba.

12/03/1996- O Congresso dos EUA aprovou a Lei Helms-Burton, tornando passíveis de processo empresas estrangeiras que tinham relações comerciais com Cuba.

21/01/1998- O papa João Paulo 2º pediu a libertação de presos políticos em Cuba, ao mesmo tempo em que condenou tentativas dos EUA de isolar o país. João Paulo 2º foi o primeiro pontífice a visitar a ilha caribenha.

01/08/2006- Fidel, para tratar de uma doença intestinal, se afasta da presidência Raúl, que era o vice-presidente, assume o cargo.

25/02/2008- Raúl Castro foi indicado por unanimidade como líder de Cuba, pela Assembléia Nacional. Raúl disse que o governo iria continuar a consultar Fidel sobre as grandes decisões de Estado, iniciativa apoiada pelos integrantes da Assembléia Nacional. "O comandante-em-chefe da Revolução Cubana é único, Fidel é Fidel, como todos bem sabemos, ele é insubstituível", disse.

Nos últimos anos Cuba tem estreitado relações com o governo da Venezuela e seu processo revolucionário.

Pela importância de seu exemplo, pela solidariedade com os povos que precisaram de sua ajuda e pela luta diária para dar continuidade à Revolução de 1959, gostaríamos de dar os parabéns ao povo cubano!
Parabéns pela luta e pelo exemplo das conquistas sociais e políticas. Parabéns pela resistência ao Império e seu bloqueio criminoso, seguido pelas potências européias (UE).
Vida longa à Revolução Cubana!
Viva Fidel, "Che", Camilo e o povo cubano, que luta pela Revolução há meio século!

VIVA CUBA!
VIVA O SOCIALISMO!

Nenhum comentário: