18.12.08

Dia 18 houve Ato contra os leilões do petróleo e repressão da PM!
























No dia 18 deste mês foi realizado ato contra a 10ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, marcada para os dias 18 e 19 de dezembro, na Candelária, em frente a sede da ANP (Agência Nacional de Petróleo).
O ato se iniciou às 9 h, com algumas falações. Por volta das 11 h a coordenação do movimento nos chamou para ir para a frente da ANP. Gritamos palavras de ordem pela estatização do petróleo, contra a ANP e o governo Lula. Alguns companheiros atiraram tinta vermelha na porta da Agência, houve início de correria, mas logo todos se aglomeraram e a polícia recuou.
Minutos depois, seguimos pela Av. Rio Branco, em direção à Cinelândia, quando ouviu-se um tumulto no meio da marcha: alguns companheiros haviam avançado um pouco a linha de segurança dos policiais, foi o bastante para que os vermes saíssem batendo sem avisar nada, em qualquer um à sua frente. As lideranças do MST que tentaram acabar com o conflito apanharam também, houve correria e início de tumulto. Os companheiros que corriam desesperadamente, esperando se proteger e às suas famílias, começaram à entrar nas ruas tranversais à Avenida principal. Enquanto alguns companheiros correram por toda a extenção da Rio Branco, para chegar à Cinelândia e esperar a coisa se acalmar. Gritamos pelo caminho, para a população carioca saber, que: A PM ESTAVA AGINDO SOB AS ORDENS DE SEUS OFICIAIS PARA REPRIMIR A MANIFESTAÇÃO, logicamente, como braço repressor do Estado Burguês. Já que após a reunião na Cinelândia todos os camaradas iriam para o local onde estavam ocorrendo os leilões de nossas riquezas naturais, um condomínio de luxo na Barra da Tijuca. Eu, Bernardo Nazareth, jutamente com o companheiro Cancella, presidente do Sindipetro, e outros tantos companheiros com suas famílias, crianças e idosos, corremos durante toda a extensão da Avenida Rio Branco, para chegar ao destino e nos reagruparmos. Chegando lá, havia policiais nas escadarias da Câmara Municipal, que não nos deixaram entrar. Derrepente, vem um policial com um cassetete na mão e deu porrada num companheiro ao meu lado e depois no Cancella, que teve uma costela e um braço quebrados e foi preso. Então, já que estava tudo perdido, com as lideranças apanhando e sendo presas, corri de novo até sumir de vista.

Por isso, companheiros de luta, quero lhes dizer, e creio estar reproduzindo o pensamento de todos os que estavam neste ato, lutando pela soberania nacional: NÃO CONFIO NAS FORÇAS DE SEGURANÇA QUE DEFENDEM OS RICOS! SEGURANÇA PROS RICOS, PORRADA NOS POBRES, SOMENTE ISSO QUE FAZEM!. Essa parcela do povo, que deveria estar participando da luta conosco, nos reprimiu, defendeu os interesses dos grandes empresários norte-americanos que estão hoje na Barra da Tijuca, dentro de um condomínio de luxo cercado por forte aparato policial, comprando as nossas riquezas e saqueando nosso país e o povo brasileiro. É óbvio que estavam cumprindo ordens dos superiores, porém, reprimir com tamanha violência e de forma tão brutal e com tais requintes é bem diferente...Que eles venham para o lado do povo, ou continuarão à ser inimigos deste...reprimir trabalhador, estudante e aposentado é fácil, mas por que não espancam aqueles que exploram e roubam à todos?!

Pela estatização da Petrobras e o desenvolvimento soberano do Brasil!
Pelos companheiros em luta...
Viva a luta por nossas riquezas naturais!
ABAIXO À REPRESSÃO!
ABAIXO À GUERRA DO POVO CONTRA ELE MESMO.
E QUE VIVA O SOCIALISMO!!!

7 comentários:

Unknown disse...

companheiro bernado a luta continua eo capital que a cada dia se decompõe cada vez mais vai utilizar ainda muito de seu braço repreçor.parabéns por ter representado o MRS nessa batalha.
o petroleo tem que ser nosso!

Anônimo disse...

O papo é reto e simples: a polícia nada mais é que um braço do Estado, aparelho ideológico da burguesia. contrapor-se ao estado burguês é levar sova de PM ...

Jelder Pompeo disse...

Queria estar la para ajudar os companheiros
mas infelizmente não deu certo minha ida pro ato.
mas parabens cmarada por representar a organização no ato.

Anônimo disse...

Isso aí companheiros, a luta continua!
Não vamos abaixar a cabeça perante a repressão.
Pátria socialismo ou morte!

.... disse...

Viva a luta dos povos e parabéns ao MRS-RJ por estar participando desta ltta ai no rio!É assim que o MRS age em todo canto,na luta concreta!

Unknown disse...

Parabéns a todos qe lutaram representando a organização, eu queria muito ter ido ! Espero estar nas proximas !!!

Anônimo disse...

Apoyo desde venezuela, muerte a los policias