21.10.08
Congresso aprova referendo constitucional na Bolívia
O Congresso da Bolívia aprovou e sancionou, nesta terça-feira (21), por mais de dois terços dos votos, um projeto de lei que convoca um referendo para validar a nova Constituição do país, que será realizado dia 25 de janeiro de 2009.
A aprovação foi feita depois de mais de 17 horas de debate ininterrupto. A sessão começou ontem, segunda, às 19 horas e concluiu-se hoje, às 12h50. Durante a sessão, nos arredores da sede do Legislativo, milhares de bolivianos, entre eles o presidente Evo Morales, encontravam-se em vigília.
De acordo com o vice-presidente Álvaro García Liñera, com os ajustes realizados no novo texto constitucional e a aprovação da convocatória para o referendo constitucional (para aprovar a nova Carta Magna), quem ganha é o país. “Esse projeto não teria sido possível sem a presença de uma oposição democrática”, pondera.
Liñera destacou que, pela primeira vez em 183 anos de vida republicana, serão os bolivianos que dirão, com seu voto, se estão de acordo ou não com o texto constitucional.
Morales chorou enquanto caminhava nas ruas centrais de La Paz junto a milhares de bolivianos, que comemoravam a aprovação da convocação do referendo. Para conseguir a aceitação do referendo no Congresso, o presidente da Bolívia aceitou modificar mais de 100, dos 411, artigos da nova Carta Magna.
Agência Brasil de Fato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário