30.10.08

O Petróleo tem que ser nosso!

Essas foram as palavras de João Pedro Stédile, membro da Coordenação Nacional do MST e da Via Campesina em seu artigo na revista Caros Amigos deste mês.

1.O Brasil está diante de uma encruzilhada histórica. A descoberta da reserva de bilhões de barris, no chamado pré-sal marítimo, que ainda ninguém sabe certo quanto é, pode ser redenção ou maldição. A opção sobre qual caminho a seguir pode levar a um processo mais rápido de solução dos problemas do povo, ou condená-los a uma dependência ainda maior do capital estrangeiro.

2.O presidente Lula foi corajoso, ao defender que essa riqueza deve ser usada para ajudar o povo a se livrar da pobreza e aplicá-la em educação. Causou surpresa até a seus críticos. Mas infelizmente, até agora, poucas forças populares entenderam, e parecem dispostas à se mexer.

3.A tese do presidente de que as riquezas naturais são do povo, além de correta e constitucional, estimula os movimentos sociais a realizar mobilizações e lutar para que os minérios ora apropriados apenas pela Vale, e a energia elétrica, privatizada a cada nova hidrelétrica, seam também usados em benefício de todo o povo.

4.No caso do petróleo, existem muitas dúvidas sobre o valor da riqueza. E existe muita polêmica sobre qual a melhor forma de garantir o dinheiro do povo sobre ela. Isso é salutar e natural de uma democracia.

5.O que precisamos fazer é desencadear uma ampla campanha nacional, motivando a todas as forças populares a debater e se mobilizar em torno de encontrarmos a melhor saída. Esperamos que os sindicatos, igrejas, movimentos sociais, associações, partidos etc. formem comitês em defesa do petróleo para o povo. E a tarefa de cada comitê é justamente levar as informações para o povo. E fazer o mais amplo debate possível, sobre qual é a melhor solução.

6.Precisamos acelerar o passo, para que o povo se aproprie das informações e reivindique o direito de decidir. Não podemos deixar que os empresários e sua mídia acabem influenciando o povo e o governo sobre qual "a melhor solução". Suas propostas serão sempre uma solução boa paa aumentar seus lucros e nunca para resolver os problemas do povo.

7.Tampouco podemos deixar que apenas a comissão de ministros nomeada pelo Lula seja a detentora das propostas.

8.A maior parte da reserva no pré-sal está fora das 200 milhas brasileiras. É muito sintomática a criação recente da IV frota naval dos Estados Unidos para circular no Atlântico Sul, como base militar móvel para "proteger os interesses do império". E deles, tudo se pode esperar. Basta ver a história passada e recente.

9.Há diversas propostas apresentadas pelo Fórum Nacional em Defesa do Petróleo, como:
a)revogar a atual lei do petróleo;
b)parar todos os leilões;
c)impedir a exportação de petróleo cru;
d)retomar o controle do Estado sobre a maior parte do capital social da Petrobras;
e)fortalecer a Petrobras como empresa pública;
f)garantir que a riqueza seja de fato em benefício do povo.
O que devemos debater é qual a melhor forma jurídica para garantir que esse direito do povo sobre o petróleo se realize.

10.Devemos construir os comitês, promover mobilizações de massa e exigir o direito de decidir através de plebiscito nacional, em que todo o povo deve votar, e decidir sobre as alternativas.

Há alguns meses se organizou um Fórum Nacional em Defesa do Petróleo, que adotou o mote O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO! Funciona no Rio de Janeiro, com a participação de todos os sindicatos de petroleiros, movimentos da Via Campesina, entidades em geral. Esse fórum já está programando mobilizações e campanha de esclarecimento com os trabalhadores em geral.

Não perca tempo. Ajude a organizar um comitê de defesa do petróleo no seu bairro, escola, sindicato ou igreja.


O MRS não só apóia o uso do petréleo em benefício do povo brasileiro, como é uma das entidades em Mato Grosso que está na organização do Seminário do dia 05.
Desde o encontro com o Sindipetro-RJ no I Encontro Nacional da Juventude do Campo e da Cidade, em Niterói, estamos em contato constante e ajudando no que é possível para construção desse debate nacional.
Acreditamos que a força popular pode conseguir essa vitória, que nada mais é que um direito de todos nós!

NACIONALIZAÇÃO JÁ!
O PETRÓLEO É NOSSO!

Nenhum comentário: